vinhos
fique a conhecer a história e as histórias por detrás de cada vinho em prova
TERRENUS TERRENUS VINHA DA SERRA
terrenus vinha da serra 2023 BRANCO
"Nascido da terra. Moldado pelo Homem." Este é o mote dos vinhos terrenus.
Uma filosofia de criação que acredita que os vinhos verdadeiramente excecionais começam com um bom trabalho na vinha e um total foco no detalhe. Esse detalhe passa por recorrer apenas a castas portuguesas para a criação de vinhos que assentam num conceito de regresso às origens, do contacto íntimo com o local onde nascem e com a menor intervenção possível por parte do enólogo.
o vinho
Este branco tem todos os ingredientes para ser o que é - um vinho muito especial.
Vinho de um Alentejo improvável, de vinhas situadas entre os 600 e 750 metros de altitude, localizadas no parque natural da Serra de São Mamede. Vinhas velhas, apuradas pelo tempo, com idade média a rondar os 100 anos, de uvas 100% de castas nativas (Arinto, Fernão Pires, Bical, Roupeiro, Malvasia e Tamarez).
Uma produção pequena e exclusiva de um dos mais renomados enólogos portugueses. Rui Reguinga nasceu em 1966 em Almeirim numa família de viticultores, e desde logo dedicou-se ao vinho, sendo reconhecido pela maestria e dedicação à origem dos seus vinhos. Em 2009 foi eleito "Enólogo do Ano" pela Revista de Vinhos.
Este vinho branco, com madeira, é para beber agora ou para beber mais tarde, dada a sua capacidade de guarda entre os 5 e os 10 anos.
ROCIM GRANDE ROCIM
grande rocim reserva 2023 BRANCO
"A Herdade do Rocim é, principalmente, o resultado de um desejo e de um sonho. “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce” é a expressão poética de Fernando Pessoa que melhor pode ajudar a compreender as circunstâncias em que surgiram a ideia e a obra construída.
Este é o caminho que desejamos prosseguir. Na fragilidade da nossa condição humana, atrevemo-nos a pensar que, de facto, para chegarmos à realidade que é hoje a Herdade do Rocim, algum Deus nos inspirou e algum sonho nos moveu." E na verdade o Rocim tem sido um dos projeto mais inovadores surgidos este século no Alentejo, promovendo a origem dos seus vinhos e as tradições da região. Combinam o conhecimento da enologia moderna com formas ancestrais de produção de vinho, como as talhas alentejanas e a pisa a pé em lagar de pedra. São hoje amplamente reconhecidos como embaixadores dos vinhos de talha através do emblemático evento "Amphora Wine Day".
o vinho
"O “Grande Rocim” é um vinho de excepção e foi desenhado para ser o melhor vinho da Herdade do Rocim. Só aparece em pequena quantidade e em anos excepcionais."
Vinho feito a duas mãos, entre marido e mulher, os dois rostos por detrás do ROCIM. Catarina Vieira e Pedro Ribeiro fazem aqui um vinho de exceção, a partir de uma casta única o Arinto, de vinhas do microclima temperado da Vidigueira. Um vinho claramente marcado pela origem e pelo estágio prolongado em carvalho francês. Um vinho com grande potencial de evolução em garrafa.
MALHADINHA MALHADINHA ROSÉ
malhadinha 2023 ROSÉ
A família Soares, João, Paulo, Rita, João e Maria Antónia, motivados pelo sonho e pela paixão, deram uma nova vida à Herdade da Malhadinha Nova, localizada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo. Transformaram aquele imenso espaço parado no tempo numa montra de produção de produtos genuinamente alentejanos de elevada qualidade. Ao vinho juntaram a criação de animais de raça autóctones, em total harmonia com a Natureza e rigoroso regime de proteção com denominação de origem. A sustentabilidade ambiental, social e económica, está na génese da plantação da vinha. Com a ação do Homem reduzida ao mínimo, praticam uma agricultura biológica, sustentável e extensiva com o objetivo de deixar "um legado de auto-sustentabilidade, onde o tempo, a natureza e o espaço, são a mais elevada expressão de luxo e felicidade".
o vinho
Todo este vinho rosé é uma ode à arte, desde a plantação da uva, à criação do vinho, até ao aprimorar da garrafa e do rótulo. Um hino à elegância e sofisticação, onde a simplicidade é sinónimo de luxo.
Dois enólogos de primeira linha estão intimamente ligados a este vinho. Luís Duarte, duas vezes enólogo do ano em Portugal e ligado umbilicalmente ao projeto desde a sua génese , e Nuno Gonzalez, Enólogo Revelação em 2017 pela Revista de Vinhos.
De cor rosada bastante pálida, à semelhança dos melhores rosés mundiais, este vinho é feito exclusivamente de castas nativas portuguesas e estagiou em carvalho francês. Um rosé gastronómico.
TAPADA DE COELHEIROS TAPADA DE COELHEIROS
tapada de coelheiros 2022 BRANCO
"É ao ritmo da Natureza que trabalhamos a terra, em consciência e com sustentabilidade."
Este é o manifesto da Tapada de Coelheiros. Um compromisso forte e assumido com a agricultura sustentável, biológica, biodinâmica e regenerativa. "É por convicção que produzimos de forma biológica os nossos vinhos, as nossas nozes, o nosso azeite. É com verdade, genuinidade e transparência que criamos vida em compromisso com a terra e, em igual medida, com a gente que a trabalha."
o vinho
Um vinho de uvas proveniente da vinha da Sobreira, uma vinha biológica e biodinâmica, junto a um pequeno bosque de sobreiros e azinheiras. Situa-se a uma altitude média de 280 metros e é de sequeiro, o que significa que é uma vinha que não é regada, mas que depende da chuva para sobreviver.
O vinho estagiou longamente em carvalho austríaco e finalmente em garrafa, não deixando de mostrar um perfil cítrico expressivo com toda a complexidade conferida pela madeira.
HERDADE DO SOBROSO ARCHÉ
arché 2022 BRANCO
A Herdade do Sobroso primeiro que tudo é um projeto de família, um projeto de amor e um projeto de vida. Sofia Ginestal Machado e Filipe Teixeira, enquanto jovem casal, lançaram-se na criação da Herdade do Sobroso, que "surge pelo amor ao Alentejo, pela forte ligação à Terra, pela paixão pelos vinhos e pelo forte desejo de criar algo para "deixar" às próximas gerações.
A propriedade de enormes dimensões, são cerca de 1600 hectares de terra, mas apenas 60 hectares de vinha. Nesta terra foram plantados nos últimos anos mais de 660.000 sobreiros e muita da área está dedicada a reserva natural e ao fomento da biodiversidade. Nos últimos anos a Herdade do Sobroso constitui-se como um dos mais emblemáticos projetos de enoturismo no Alentejo, detendo um boutique luxury hotel, uma restauração de pura autenticidade alentejana e a oferta de múltiplas experiência vínicas e de natureza.
o vinho
Um vinho das castas portuguesas Arinto e Antão Vaz, com fermentação em pipas de carvalho francês, intenso, de enorme frescura, perfeito equilíbrio e elegância com um final envolvente e distinto.
MINGORRA M TINTO CÃO
M mingorra tinto cão 2023 ROSÉ
A Herdade da Mingorra confunde-se com a história de Henrique Uva e da sua chegada ao Alentejo, há quarenta anos, em busca das perdizes mais bravas da região. A herdade de "1.400 ha de uma paisagem que chega a ser exuberante, tal é a diversidade de culturas e fauna, com várias bacias hidrográficas a funcionarem como autênticos oásis." 135 ha de vinha, dos quais quase metade com mais de 40 anos, e uma "adega que se assume como um autêntico lugar de culto. Um espaço onde a modernidade e a funcionalidade convivem, de forma indelével, com as técnicas mais tradicionais."
o vinho
Vinho elaborado a partir de uma casta pouco comum no Alentejo, a casta Tinto Cão, plantada deste 2009 na Vinha da Horta da herdade. Esta casta de fruta subtil e fresca fez dela a escolha perfeita para o mais elegante e original rosé nascido na Herdade da Mingorra.
QUINTA DO PARAL VINHAS VELHAS
quinta do paral vinhas velhas 2019 BRANCO
Um projeto de Dieter Morszeck, numa quinta de 85 ha redesenhada em colaboração com o enólogo Luís Morgado Leão, movida pela preservação da cultura vinícola do Alentejo, e da Vidigueira, com foco na sustentabilidade ambiental e o respeito pela cultura e tradição alentejanas. A preservação das vinhas velhas ricas em castas autóctones é a tradição que querem manter através da criação de vinhos de excelência. A Quinta do Paral conta com um wine hotel e restaurante, oferecendo um vaste leque de experiências enoturísticas.
A Nossa Terra. A Nossa Alma. Traduz na perfeição a oferta desta casa de vinhos de excelência.
o vinho
Vinho elaborado a partir de castas típicas de vinhas velhas com mais de 50 anos. É um vinho equilibrado, com final persistente. Os seus aromas frescos de fruta tropical evidenciam-se ao lado de pratos tradicionais como sopa de cação ou caldeirada de peixe.
JÚLIO BASTOS ALICANTE BOUSCHET
júlio bastos alicante bouschet 2018 TINTO
"Júlio Bastos é um dos maiores nomes do vinho português. É daqueles craques de quem muito vai se falar mesmo depois que ter passado para outro plano. É uma mistura de tudo. O homem, o personagem, o produtor, o vinho, tudo se confunde e se completa. Traz no bojo uma história cheia de mundo, reviravoltas, dramas, superação, glória. Fosse um filme de Hollywood, o guião da vida de Júlio Bastos poderia ter sido escrito por Arthur Miller e Dalton Trumbo e dirigido por Louis Malle. Com banda sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (...) E fazer bem feito é quase um mantra para o produtor. Júlio tem uma direção precisa sobre onde quer chegar e que vinhos gosta de fazer. Vinhos que tenham personalidade. Que se imponham. Que sejam reconhecidos em provas cegas. Que tragam não apenas o lugar no bojo, mas as convicções dele próprio. (...) Mas a simbiose que existe entre Júlio e a atual enóloga, Sandra Gonçalves, é magnética, quase inexplicável. Ela sabe exatamente traduzir as expetativas de Júlio. Não é apenas uma enóloga que faz as vontades do chefe. Sandra faz de vinhos as ideias de Júlio Bastos. “Ela sabe como ninguém interpretar o que eu penso. E, mais ainda, desafia-me na mesma medida em que eu a desafio. É uma relação de eterna construção”, define Júlio." in revista de vinhos
o vinho
Este vinho é uma homenagem ao pai de Júlio Bastos , de nome Júlio Bandeira Bastos. É um vinho que resulta da seleção das melhores uvas provenientes de vinhas velhas de Alicante Bouschet, casta francesa que só o Alentejo soube dominar e torná-la uma casta maior na criaçao de grandes vinhos. Feito de forma tradicional, com pisa em lagares de mármore, pedra rica em estremoz, de onde é a quinta Dona Maria de Júlio Bastos. Depois de elaborado repousa uns longos 14 meses em barricas de carvalho francês. O resultado... "um vinho enorme em todos os sentidos, impactante e elegante ao mesmo tempo... Notável."
HERDADE DAS SERVAS GARRAFEIRA
herdade das servas garrafeira 2015 TINTO
"Serrano Mira é o apelido que resulta da união de duas famílias que produzem vinho no Alentejo, há 13 gerações. A ligação da família Serrano Mira a este universo remonta ao ano de 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração. Uma herança que, ao chegar às mãos de Luis Serrano Mira, o motivou a um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro “A história da vinha e do vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667”. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logótipo Serrano Mira e que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também de verdade e esperança.
Luis Serrano Mira acredita que dedicação e entrega são fatores-chave para a qualidade e consistência de um projeto, elevados ao expoente máximo quando há uma simbiose entre as aprendizagens herdadas e as inovações introduzidas no presente. Considera que esta será a marca do seu tempo e o legado que está a deixar às gerações vindouras."
o vinho
Um vinho único para momentos especiais, que fermentou e estagiou longamente em carvalho francês. Este é um vinho com múltiplas dimensões, complexo e intenso, de elevada capacidade de guarda. Altamente gastrónomico, pede carnes vermelhas, caça, enchidos ou queijos intensos.
ESPORÃO PRIVATE SELECTION
esporão private selection 2022 BRANCO
"Fazer os melhores produtos que a Natureza proporciona" é o lema e a missão de uma das mais reputadas marcas de vinho portuguesas no mundo. Uma posição maior no mundo, mas que faz o seu caminho com humildade e respeito pela natureza. "Em cada lugar, a natureza inspira-nos e ajuda-nos a fazer melhor. Por isso, respeitamo-la e protegemo-la, construindo um futuro mais promissor...Promovemos o inconformismo, a mudança e a criatividade. Procuramos fazer melhor e não necessariamente mais. Aprendemos que o avanço depende do conhecimento que desenvolvemos e aplicamos, de acreditarmos e pormos o nosso coração no que fazemos."
A Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, possui uma área total de 1840ha, dos quais 441 ha de vinha, e com limites geográficos inalterados desde 1267. Neste espaço coexistem ecossistemas florestais que representam o legado natural da herdade e albergam espécies tão carismáticas como a cegonha-negra, a lebre ou a raposa. Um santuário seminatural, onde já foram avistadas cerca de 90% das aves de todo o Alentejo.
o vinho
Este vinho nasce com o intuito de desafiar o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo, a começar pela utilização exclusiva da casta francesa Semillon. Esta casta está presente nos mais reputados vinhos franceses, nomeadamente os vinhos de colheita tardia Sauternes. Proveniente de uma vinha madura, com mais de 20 anos, revelou uma ótima adaptação ao local onde foi plantada. O vinho estagiou 6 meses em carvalho francês e mais 6 meses em garrafa. No final, temos um vinho rico e intenso, em linha com a tradição de elevadas avaliações nas revistas americanas da especialidade.
GLORIA REYNOLDS CATHEDRAL
gloria reynolds cathedral 2005 TINTO
Thomas Reynolds, marinheiro e comerciante inglês, chega a Portugal em 1820, atraído pelo negócio do vinho: é na cidade do Porto que se estabelece com os seus dois filhos, Thomas e Robert. Acaba por partir para a Nova Zelândia, mas Robert fica. O Alentejo converte-se no berço definitivo dos Reynolds em Portugal e de Robert, o patriarca da família.
A herdade Reynolds Wine Growers encontra-se junto ao parque natural da serra de S. Mamede, perto de Portalegre, num lugar de imensa beleza
o vinho
Um dos vinhos mais exclusivos da marca, só produzido em anos excecionais. Gloria Reynolds Cathedral estágia em madeira durante 12 a 24 meses e, e 10 anos em garrafa antes de ser colocado à disposição do consumidor. É um vinho especial para grandes eventos e gastronomia de alta qualidade.
tudo sobre o vinho
CARTUXA SCALA COELI
cartuxa scala coeli 2020 TINTO
"Para atribuir um sentido ao legado dos seus antecessores Vasco Maria Eugénio de Almeida criou, em 1963, a Fundação Eugénio de Almeida, à qual doou todo o seu património e deixou a missão de promover o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora. O que permite à Fundação Eugénio de Almeida concretizar o sonho humanista do seu fundador, quer através da realização de projetos e atividades para a comunidade, quer através do apoio financeiro a instituições e particulares, é principalmente a produção dos vinhos e azeites da Adega e Lagar Cartuxa."
o vinho
O Scala Coeli é uma marca emblemática da casa, produzido a partir das melhores vinificações do ano, de castas estrangeiras ao Alentejo. Neste caso, a casta Touriga Nacional, casta com origem disputada pelo Douro e o Dão. É a casta internacionalmente mais famosa de Portugal, plantada em locais tão distantes como os EUA e a Austrália.
Scala Coeli, deve o seu nome ao Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, normalmente conhecido por Mosteiro da Cartuxa, local onde os monges cartuxos viveram em silêncio e oração.
O resultado só poderia ser um vinho de exceção, para ocasiões muito especiais.
ERVIDEIRA CONDE D'ERVIDEIRA PRIVATE SELECTION
conde d'ervideira
private selection 2021 BRANCO
A Ervideira nasce pelas mãos de José Perdigão Rosado de Carvalho, 1º Conde D’Ervideira – título atribuído pelo rei D. Carlos I de Portugal, em reconhecimentos pelos serviços prestados à sociedade. A Ervideira, com origem em 1880, tem à sua frente atualmente a quarta e quinta geração da família Leal da Costa. São um total de 117 hectares de vinha, distribuídos pela propriedade da família, na Vidigueira (Monte da Ribeira) e em Reguengos de Monsaraz (Herdadinha, Vendinha).
"Os nossos vinhos assumem verdadeiras homenagens a um homem de quem herdámos o amor à terra, ao sol, à vinha e ao vinho. São estes valores pelos quais nos regemos, e os quais procuramos passar às gerações vindouras. "
o vinho
Vinho de duas castas nativas portuguesas fermentadas à parte e só juntas à posteriori. O Antão Vaz é fermentado em barricas novas de carvalho húngaro, continuando em estágio por 9 meses e só depois é adicionado o Arinto. É um vinho que se destaca pela elegância e frescura, com notas de chá verde, e uma presença de madeira, muito característica do carvalho húngaro.
VIDIGUEIRA VIDIGUEIRA 1498 GRANDE RESERVA
vidigueira 1498 grande reserva 2014 TINTO
"Quando o vinho é uma viagem, que se desenrola em Atos!
A descoberta do caminho marítimo para a Índia, tarefa completada em maio de 1498, foi marcada por várias paragens e outros relatos inscritos no diário de bordo da relação da viagem de Vasco de Gama. Foi essa a inspiração para criar os 7 “Atos Vínicos” que as diferentes gamas dos vinhos da Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito apresentam. Estes, são uma homenagem a Vasco da Gama e à sua viagem de descoberta de aromas e sabores."
o vinho
"Vasco da Gama chega, finalmente, a Calecute a 20 de maio de 1498. Para fechar este período da história, a Adega lançou o Vidigueira Grande Reserva 1498, homenageando esse momento com uma edição limitada de qualidade superior.
O deleite maior está à nossa espera, numa explosão sublime de cor, aroma e sabor. Desfrutamos, na terra, de um pouco do céu, um pedaço do paraíso.
Edição limitada a 1498 garrafas de 750 ml, numeradas. É acompanhado de uma caixa de madeira de nogueira e um certificado de autenticidade e únicidade."
Este é o topo de gama da nossa Adega, e já restam menos de 100 garrafas, é um vinho para ocasiões especiais, para partilhar, e degustar com comida. Um vinho que promete ficar na sua memória para sempre!
MOUCHÃO TONEL 3-4
mouchão tonel 3-4 2013 TINTO
Um dos nomes maiores do Alentejo, cá dentro e lá fora. A adega, de 1901, mantém hoje todas as tradições e métodos de elaboração da época. Uma casa, através da família Reynolds, que introduziu a casta Alicante Bouschet em Portugal, levando à maestria a elaboração desta casta, que em França nunca atingiu o patamar de casta nobre e superior que alcança hoje no Alentejo.
o vinho
É provavelmente a mais emblemática expressão da casta Alicante Bouschet em toda a sua plenitude e do seu grande potencial de guarda e certamente um dos mais renomados vinhos do Alentejo.
"A histórica Vinha dos Carapetos é o berço deste vinho complexo, rico e intenso, e de onde são colhidas as pequenas e muito apreciadas uvas tintureiras.
Respeitando toda a tradição centenária, com vindima à mão, pisa a pés, fermentação nos grandes lagares de pedra e prensa manual, este vinho estagia nos velhos tonéis nºs 3 e 4 de aduelas de castanho e carvalho, com fundos de macacaúba e mogno, durante quatro a cinco anos. Após este tempo o vinho repousa em garrafa por mais 4 anos na cave.
De longa guarda como o Mouchão, o Tonel Nº 3-4 será melhor apreciado no seu esplendor 15 a 20 anos após a colheita, embora possa atingir o seu pico muito depois dessa data."
Um verdadeiro ícone do Alentejo.