


Olhamos para o nosso território como pedaços de natureza, com uma fauna e flora rica, que vale a pena preservar e regenerar. Sabemos que as nossas uvas prosperarão melhor se respeitarmos o território que nos foi dado, fomentando a biodiversidade, respeitando a natureza e usando com responsabilidade os recursos naturais. No Alentejo, a produção sustentável, mais que um objetivo, é um compromisso assumido com as nossas gerações… pioneiro e premiado na Europa.
Desafiámos João Barroso, o nosso diretor de sustentabilidade e I&D nos vinhos do Alentejo, a nos mostrar as boas práticas implementadas na região e o impacto que tiveram na biodiversidade, na utilização eficiente de recursos, na diminuição da pegada ecológica, no negócio e nas comunidades.
caminhos da sustentabilidade
João Barroso percorre o Alentejo e revela alguns dos caminhos percorridos para uma produção mais sustentável
Veja aqui os episódios.
programa de sustentabilidade dos vinhos do alentejo
PSVA
Um programa de sustentabilidade pioneiro em Portugal e um dos melhores do mundo, premiado nacional e internacionalmente. Iniciado em 2013, e lançado em 2015, tem desde aí apoiado abordagens inovadoras que levam à conservação de recursos naturais e biodiversidade na vinha e ao equilíbrio entre uma atividade agroindustrial próspera, com um desempenho ambiental que respeita o ecossistema envolvente e tenha um impacto positivo nas pessoas e comunidades.



Os prémios V d'or entregues destacam a excelência em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável. O 10º prémio ,em 10 anos de programa, premeia o PSVA como a melhor iniciativa conjunta a nível mundial. "A força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do programa, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor”.
Prémios V d’Or 2024, Paris
Best Joint Initiative
água, um bem escasso episódio 4 (disponível dia 11 a partir das 20h)
água, um bem escasso
A água é um bem escasso.
A reutilização de água é um paradigma do século XXI.
Formas inteligentes de reutilizar a água são cruciais para a diminuição da dependência deste recurso, num contexto agrícola de alterações climáticas.
Venha connosco percorrer mais um dos caminhos da sustentabilidade.
fauna e flora episódio 3
fauna e flora
Quando o fomento da biodiversidade e a agricultura regenerativa é colocada ao serviço de uma produção mais sustentável todos ganham. Ganha a produção de vinho e ganha a natureza. Neste episódio vamos descobrir os caminhos fantásticos que estão a ser trilhados no Alentejo no uso da natureza para a proteção da própria natureza.
Venha connosco percorrer mais um dos caminhos da sustentabilidade.
alterações climáticas episódio 2
alterações climáticas
As alterações climáticas estão por cá e para ficar. Neste episódio dos Caminhos da Sustentabilidade vamos investigar o que os produtores do Alentejo estão a fazer em termos de adaptação e mitigação relativamente aos efeitos das alterações climáticas.
Descubra o que de melhor se faz em Portugal em matéria de sustentabilidade.
Venha connosco percorrer os Caminhos da Sustentabilidade.
alentejo mais sustentável episódio 1
alentejo mais sustentável
Quais são os caminhos da sustentabilidade?
... que nos podem levar a resistir a uma onda de calor?
... que nos podem levar a resistir à falta de água?
... que nos podem levar a resistir à pressão das pragas e doenças em virtude das alterações climáticas?
estes são os caminhos da sustentabilidade que vamos falar neste primeiro episódio.