Madalena Vidigal
pelos caminhos de um alentejo singular
à descoberta dos muitos Alentejos dentro do nosso Alentejo
Na rota tesouros do alentejo percorremos uma terra que é feita de costa e mar, mas também de altitude e neblinas matinais, e de extensas e longas planícies, sob um sol dourado abrasador. Um Alentejo que se faz de grandes lagos, mas também de vastas planícies douradas. Um Alentejo que se faz devagar, que convive em tabernas e vibra com a abertura das talhas. Mas também que convive com uma arquitetura contemporânea, um estilo de vida eco-chic e uma oferta turística de qualidade superior. Este é um território que é tão diverso quanto impressionante.
Numa série de 10 episódios, Madalena Vidigal vai dar a conhecer este território singular. Venha connosco explorar este paraíso vínico.
rota tesouros do alentejo
Madalena Vidigal percorre o alentejo à descoberta das suas singularidades.
Veja aqui os episódios.
madalena vidigal
rota tesouros do alentejo
A Madalena Vidigal começou por uma paixão pelo enoturismo, mas o seu desejo de partilhar as suas experiências com os outros, levou-a a transformar uma paixão numa profissão.
Na rota tesouros do alentejo dá vida a esta vontade de dar a conhecer um alentejo que é tão diverso quanto impressionante. Em cada episódio, sempre que pode, trás um convidado estrangeiro, ou com residência fora do país, e dá a conhecer os muitos alentejo que cabem nesta região.
alentejo sustentável episódio 5
alentejo sustentável
Sustentabilidade é uma palavra muito atual que está nas bocas do mundo, mas é bem mais complexa e rica do que parece. Neste episódio iremos aprender mais sobre o universo da sustentabilidade no Alentejo.
Veremos como duas herdades adotam práticas que respeitam o ambiente, promovem a economia local e cuidam das suas pessoas.
Do respeito pelo solo à preservação da biodiversidade, passando pelo fortalecimento da economia e comunidades locais, estas adegas do Alentejo são exemplos inspiradores de práticas sustentáveis que estão a transformar a forma como produzimos e consumimos. Descubra estas boas práticas que são autênticos Tesouros de um Alentejo mais sustentável.
alentejo clássico episódio 4
alentejo clássico
O Alentejo é conhecido pelos seus vinhos simultaneamente robustos e elegantes. Com raízes que remontam à época romana, a tradição vinícola alentejana destaca-se pelo equilíbrio entre métodos ancestrais e inovações modernas, preservando a sua essência autêntica. No episódio de hoje, fazemos uma viagem por duas adegas que representam a vinicultura alentejana: João Portugal Ramos e a Cooperativa Agrícola de Granja Amareleja.
Depois de visitar estas duas adegas tão diferentes, percebemos que, no Alentejo, tradição e inovação não são opostas, mas sim duas faces da mesma moeda.
Cada adega, à sua maneira, mantém viva a alma desta terra, ao mesmo tempo que a projeta para o futuro.
Aqui vos deixamos com alguns dos Tesouros do Alentejo clássico.
novo alentejo episódio 3
novo alentejo
O Alentejo foi uma região de vinhos conhecida pelos seus vinhos tintos encorpados e robustos e os brancos com volume e um toque de madeira bem evidente.
Mas neste episódio, vamos explorar algo diferente... um reinventar do perfil clássico dos vinhos alentejanos sem perder a essência desta região.
Através de técnicas inovadoras de vinificação, castas menos usadas e terroirs distintos, criam-se vinhos que desafiam as expectativas.
Venha connosco descobrir estes novos Tesouros do Alentejo.
gastronomia episódio 2
gastronomia
O Alentejo sempre foi conhecido pela sua gastronomia, mas atualmente está a destacar-se pela reinterpretação de pratos típicos, pelo protagonismo de jovens chefs e de como estes estão a ter liberdade de mostrar um Alentejo ainda mais rico do que já se conhecia.
Hoje, vamos explorar duas adegas extraordinárias que combinam a herança gastronómica desta terra com toques modernos e originais.
alentejo 5 estrelas episódio 1
alentejo 5 estrelas
Sustentabilidade é também preservar a paisagem natural e a paisagem humana, revelada nas casas alentejanas caiadas de branco, com apontamentos de cor, mas também no imponente edificado, que é uma memória viva de outros tempos. É compreender um Alentejo que se faz devagar, que convive em tabernas e vibra com a abertura das talhas. Mas também que convive com uma arquitetura contemporânea, um estilo de vida eco-chic e uma oferta turística de qualidade superior. Neste episódio vamos explorar três projetos de luxo, que apesar de distintos, têm em comum oferecer experiências únicas enogastronómicas e de hospedagem, bem como oferecerem uma imersão na cultura alentejana